quarta-feira, 28 de julho de 2010

Otyg




O Otyg é uma banda de Folk/Viking Metal da Suécia, liderada por Andreas Hedlund, mais conhecido pela alcunha de Vintersorg, considerado um musico prodigioso, devido sua criatividade, além de integrar varias bandas de metal. O nome Otyg tem uma tradução incerta, mas de acordo com os integrantes, se refere aos animais e criaturas que habitam as florestas nordicas.

O Otyg lançou três demos tapes e dois álbuns que apresentavam um Metal com influencias de musicas folk tradicional escandinava, utilizavam instrumentos tradicionais tais como violinos e flautas, e escreviam todas as suas letras em Sueco.

O que mais chama a atenção nos álbuns do Otyg são suas vocalizações, onde Vintersorg optou pelo uso de um tom mais impostado, dando um clima mais intimista em toda sua obra. Embora alguns fãs achassem que essa característica foi mais branda em seu ultimo álbum (Sagovindars Boning – 1999), na minha opinião, a masterização do cd deixou as musicas com um som mais polido, e isso contribuiu para que o vocal parecesse mais “limpo”; de qualquer maneira, temos um excelente trabalho, que traz também um cover para Holy Diver do grande mestre Dio.
O álbum Älvefärd (1998) traz vários temas bem fincados nessa temática de Folk/Viking Metal, e em nenhuma musica notamos um distanciamento muito significativo desta proposta, isso deixa o álbum bastante conciso e homogêneo, não ficando aquela sensação de que cada faixa lembra uma banda diferente. Cada musica tem suas próprias características, ora mais folk, ora mais melancólica, ora mais metal, ora mais tribal, mas sempre lembrando Otyg, tanto pelo vocal, quanto pelo instrumental e pela arquitetura musical das canções.
O cd começa pela pesada e folclórica Huldran, que tem um belo arranjo de violinos e um dueto vocal entre Vintersorg e a violinista/vocalista Cia Hedmark, em seguida temos a instigante I Trollberg Och Skog, seguida pela melancólica I Höstlig Dräckt, e também pela interessantíssima Fjälldrottningens Slott (toda vez que escuto essa musica imagino aqueles povos antigos dançando musicas folclóricas perto da fogueira, em festas nas suas aldeias), e termina com a belíssima Skymningsdans.

As demos tapes também são recomendadas, e embora tenha uma gravação mais underground e “suja”, não tiram a qualidade do trabalho da banda. E fora esses oficiais, quem tiver a oportunidade de conferir o Live in Asten - Heusden (Bootleg - 1999) poderá conferir a banda ao vivo, o que é bem legal.

Hoje em dia, devido à falta de tempo de Vintersorg para se dedicar à banda, o Otyg não existe mais, tendo montado a alguns anos atrás o excelentissimo Vintersorg (a banda) junto com seu parceiro Mattias Marklund (ex-Otyg), hoje ele dedica suas atenções para o Borknagar, além de estar envolvido com o Cronian (projeto de Progressive Folk Metal).

Até a próxima.

Nei Batera



Marcadores:

2 Comentários:

Anonymous Anderson Thyamat disse...

Muito legal o blog, tb eh legal a ideia de colocar os clipes da banda, bem legal. Eu já tinha ouvido fhalar do otig, mas nunca escutei, soh tenho uma sugestão, coloca os clipes da banda, queria ver alguma coisa e so tinha o nome um fundo preto...
Mas ta valendo...

3 de agosto de 2010 às 20:54  
Blogger Nei Batera disse...

Fala Anderson, tudo bem, desculpe a lonnnnnga demora em responder. Concordo com você e a intenção era mesmo colocar videos oficiais das bandas, porém em alguns casos e dependendo da filosofia da banda, a mesma não faz clipes. restando apenas a opção de usar um video generico que as vezes não foi nem editado pela banda e sim por algum fã, pois a idéia é apresentar o som ao ouvinte/leitor. De qualquer maneira agradeço a opinião e até a proxima.

17 de janeiro de 2012 às 10:19  

Postar um comentário

Lembrem-se, o blog não aceitará nenhum tipo de discussão referente a ideologias, posturas e posições político-social. Caso sejam postados comentários dessa natureza, eles serão excluídos.

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial